sábado, 24 de agosto de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Tecnologia e Educação - Fernando Darci Pitt

Construa sua carreira em TI

Publicado em 31/01/2019 00h10

Construa sua carreira em TI

Na última semana o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED sobre o saldo de empregos em todo o país no ano passado, em Tubarão o saldo foi positivo em 83 vagas, em Santa Catarina foi de 41.718, e já no Brasil foram 529.554 pessoas admitidas a mais do que as desligadas. Este foi o primeiro saldo positivo em 4 anos, a última vez que mais vagas foram criadas em relação as eliminadas foi no ano de 2014. Estes dados e muitos outros podem ser consultados diretamente no site do Ministério do Trabalho e Emprego (bi.mte.gov.br/eec).

A notícia por si só, já é suficientemente boa e merece ser comemorada, ainda mais depois de anos amargando números muito negativos, como por exemplo, entre os anos de 2015 e 2017 foram eliminadas quase 3 milhões de vagas em todo país.  Contudo, temos que ter ciência que em algumas regiões do país, tal qual em Tubarão e em muitos municípios de Santa Catarina, este saldo poderia ter sido muito melhor e só não foi por um pequeno detalhe, falta de profissionais qualificados para assumir as centenas de vagas disponíveis em diversas áreas, como no setor de tecnologia da informação – TI.

Parece até um paradoxo falar em vagas disponíveis, quando há um exército de quase 13 milhões de desempregados no Brasil, mas a verdade é que é isso mesmo. Ocorre que estas vagas requerem profissionais qualificados para executar suas atividades, e observem que muitas vezes nem mesmo é exigido a necessidade de experiência para iniciar, apenas a qualificação.
Para um desavisado estas duas notícias contraditórias poderiam passar a impressão de que o mercado de trabalho evoluiu rapidamente e não houve tempo para que nossos trabalhadores fossem qualificados para assumir estes postos, e aqui está o outro paradoxo: enquanto há vagas na área de TI não preenchidas por falta de profissionais também há vagas em cursos de formação, de tal modo que por vezes estes chegam até mesmo a serem descontinuados por falta de alunos interessados.

E onde isso tudo acontece? Aqui mesmo em Tubarão, ao lado da sua casa.
Neste momento, alguns dos nossos leitores podem estar pensando que há poucos jovens se qualificando em TI devido ao valor dos cursos, pois bem, este é outro mito. Falando apenas em Tubarão e região, temos Instituições como a UNISUL, SENAI, SENAC, IFSC e FUCAP, que oferecem os mais diferentes cursos, dentre os quais tem-se opção de pagos, subsidiados, com descontos, com bolsas e até mesmo gratuitos. Existem ainda as plataformas educacionais online que oferecem as mais diversas opções de conteúdo e valores. Há ainda que destacar iniciativas como o programa Geração 2050 criado pelo município de Tubarão, que visa revelar futuros talentos da programação.

Iniciativas e opções de formação existem, as empresas necessitam de novos profissionais e exatamente os jovens são os mais afetados pela falta de empregos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa de desemprego entre os trabalhadores com 18 e 24 anos ultrapassa os 25%. Então onde mora o problema?

 O grande dilema que vivemos é que nossos jovens se consideram muito tecnológicos e na sua maioria são apenas excelentes usuários da mesma, mas não se interessam em dedicar o seu tempo para aprender a serem os protagonistas deste novo mundo.

Então fica o convite para todos, o ano está iniciando e há muitas ofertas de cursos nas instituições que já mencionamos e em muitas outras. Quem sabe seja uma excelente opção para começar a sua formação em cursos de curta duração, quem sabe em um curso técnico, uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação.

Pois uma coisa é certa, o profissional do futuro ou irá trabalhar diretamente com a programação ou no mínimo necessitará destas competências em sua carreira, pois observa-se que o desenvolvimento de softwares que antes se destinava quase que exclusivamente para uso em computadores desktop, hoje estão presentes em diversos dispositivos, desde aplicações para smartphones passando para programação de veículos autoguiados e agora até mesmo em eletrodomésticos.

Nas próximas semanas vamos apresentar alguns cases reais de profissionais tubaronenses que fizeram toda sua formação na cidade e trabalham em empresas dos mais variados portes além de algumas sugestões de carreira.

Leia mais textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.