Aprenda uma nova língua com seu Smartphone

Ainda neste período de férias e festas de final de ano, muitos cultivam uma prática comum nesta época que é a escrita de uma lista com as metas para o ano que se inicia. Nestes novos “compromissos” frequentemente surgem objetivos relacionados com a saúde, novas aquisições, eventualmente viagens e por vezes também novas formações pessoais.

No que se refere ao desenvolvimento pessoal, as opções são inúmeras que vão desde a conclusão de fases escolares pendentes, até a obtenção de novos títulos por meio de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação, ou ainda, o aprendizado de uma nova língua.
 
Este por sua vez, é uma meta muito comum que aparece praticamente todos os anos nas listas individuais, mas que poucas vezes é logrado êxito na sua conquista. O motivo do frequente insucesso talvez seja a forma como é conduzido, pois geralmente para aprender um novo idioma a primeira opção é procurar uma escola, escolher um horário compatível e então ir para as aulas. E assim, espera-se que após algum tempo você adquira uma boa fluência para se comunicar tanto de forma escrita quanto falada.

Não há nada de errado nesta metodologia, inclusive é a mais adequada para muitas pessoas, uma vez que o compromisso assumido cria a rotina necessária para se dedicar no estudo. Contudo, para muitos profissionais já atuantes no mercado de trabalho e com uma agenda lotada esta forma de aprendizado já não funciona, seja simplesmente por falta de tempo para assumir compromissos semanais fixos ou mesmo por não tem mais paciência para tal.

Nestes casos, uma alternativa é o uso da tecnologia na forma dos aplicativos disponíveis para seus smartphones e computadores, os quais lhe permitirão estudar a qualquer momento e em qualquer lugar, e no ritmo de cada um.

Existem grandes portais de escolas online, que oferecem aulas com metodologia própria envolvendo materiais exclusivos e aulas online de conversação individual, porém, com mensalidades que se aproximam das escolas tradicionais. Neste ensejo, hoje quero apresentar algumas alternativas para o aprendizado de idiomas por meio de aplicativos e podcasts a partir de versões gratuitas.

Aplicativos para Smartphones
Entre os aplicativos mais conhecidos e de fácil uso, destacamos alguns a seguir. Na sua maioria eles disponibilizam seções gratuitas, e para aqueles que querem alguns recursos mais avançados também possibilitam a compra de assinaturas mensais e estão disponíveis tanto para sistemas operacionais iOS (Iphone) quanto para Android, além de versões para acessar pelo computador.

Quanto aos idiomas, além do Inglês, a maioria oferece opções do Espanhol, Frances e Alemão, enquanto alguns chegam a disponibilizar até mesmo o curso de Esperanto (uma língua artificial criada em 1887).

• Duolingo: Um dos mais conhecidos e utilizados atualmente, além de metas diárias também lhe dá pontos pelas lições feitas, os quais podem ser trocados por novos desafios de aprendizado. O usuário tem a opção de começar pelo básico com palavras e sentenças simples, mas também fazer testes e passar para níveis mais avançados.

• Busuu: Por meio de interações de vocabulário, áudio, e pronúncias, vai colocando o usuário em contato com a nova língua e assim o aprendizado vai acontecendo. Para conteúdo mais completos é necessário assinar um plano.

• WLingua: Aplicativo que oferece logo de início um teste de nivelamento, e as atividades permitem o aprendizado progressivo da língua.

• BBC Learning English: É destinado para quem já tem alguma afinidade com a língua inglesa e deseja ampliar o vocabulário e melhorar a proficiência na pronuncia do inglês Britânico.

Podcasts
Outra excelente opção de aprendizagem, especialmente para melhorar o vocabulário e principalmente aumentar a proficiência de comunicação (audição e fala), é ouvir podcasts em inglês, ou na língua desejada, sendo que há alguns especialmente destinados para ensinar a nova língua. Em seguida descrevo algumas sugestões:

• Inglês Báisco Todos os Dias: programa gravado em português por um Americano, o qual dá dicas de vocabulário, expressões, pronuncias e muito mais.
 
• 6 Minute English: Um podcast gerado pela BBC de Londres com o propósito de ensinar o inglês britânico.
 
• 6 Minute Grammar: Outro podcast gerado pela BBC, este destinado a ensinar a gramática.

• 6 Minute Vocabulary: Mais um podcast gerado pela BBC, o qual se dispões a discutir o vocabulário da língua inglesa, muitas vezes fazendo a comparação dos significados de palavras e/ou expressões do inglês britânico com o inglês americano.

• Business Daily: Já este podcast também produzido pela BBC, com episódios mais longos de aproximadamente 18 minutos, pode ser considerado um programa de negócios / atualidade e é destinado para quem já domina o idioma, e quer manter sua proficiência e ao mesmo tempo aprender mais sobre temas relevantes de interesse mundial.

Existem muitos outros ainda, tanto produzidos com o foco na pronúncia tanto do Inglês Americano quanto no do Inglês Britânico ou de outras línguas, bem como podcasts gravados em praticamente todas as línguas do mundo, e programas com os mais variados temas. Para quem já é fluente e quer apenas manter a prática, pode inclusive optar por assinar canais de notícias, economia, ciências, e muito mais.

Estas dicas acima, valem tanto para quem quer aprender de forma autodidata quanto para complementar o aprendizado de alunos de escolas tradicionais.

Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.