Jovens: usuários e programadores de tecnologia

Jovens: usuários e programadores de tecnologia
Jovens: usuários e programadores de tecnologia

Vivemos um momento da humanidade que a tecnologia e a conectividade estão presentes em tudo o que fazemos, em todos os lugares que frequentamos, na forma com que nos comunicamos com as pessoas distantes e até mesmo as próximas, e isso tudo muitas vezes sem mesmo nos darmos conta desta condição. Porém, para que estas facilidades cheguem até nós, é necessário que programadores criem aplicativos/programas de computadores e smartphones e que estes tenham interação com os usuários “comuns” (interface). E, neste contexto, nossos jovens dominam com grande maestria o uso dos gadgets e aplicativos, muitas vezes até mesmo impressionando seus pais e avós.

Contudo, dominar o uso da tecnologia não quer dizer que estamos preparados para criar novas soluções que irão facilitar ainda mais a vida da humanidade, nem mesmo que seremos grandes inventores e empreendedores digitais. Para que isso ocorra, é necessário preparação e formações específicas nesta área, como cursos de programação e também encontrar um ambiente favorável para este desenvolvimento.

Pensando nisso, e com o propósito de fomentar o polo de tecnologia que vem se desenvolvendo na região, e que já é referência no Brasil e no mundo, a prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Fundação Municipal de Educação, em parceria com o Senai, criaram o Programa Geração 2050, que visa qualificar jovens do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal na área de desenvolvimento de software e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Este programa foi implementado neste segundo semestre, com a seleção de aproximadamente 50 alunos, e culminou, na noite da última segunda-feira, com a formatura do grupo nos cursos de qualificação em Desenvolvedor de Software e Web Design, evento que contou com a presença do prefeito Joares Ponticelli, além dos secretários Giovani Bernardo e Maurício da Silva, e da direção e coordenação do Senai e empresários do setor de tecnologia.

Um programa como este conta com muitos benefícios. Podemos destacar a ocupação do tempo do jovem no contraturno de forma segura e inteligente, além de colocá-lo em contato com uma área de formação que poderá lhe proporcionar um caminho para uma futura profissão. Aos que se identificarem com o setor, poderão buscar formações complementares de nível técnicos e/ou superior.
Entre todos os envolvidos, há a necessidade de fazer um agradecimento especial tanto às escolas participantes (direção e professores) quanto os pais que acreditaram no projeto, além dos empresários da área tecnológica que foram verdadeiros mentores e direcionadores dos caminhos a serem seguidos.
 
E, por fim, uma coisa é certa, nem todos irão trabalhar com programação e desenvolvimento de novas tecnologias, mas certamente todos irão necessitar destes conceitos em seus empregos futuros.

Geração 2050
O Programa Geração 2050 visa qualificar os jovens estudantes do Ensino Fundamental, da rede municipal de educação, em profissões de áreas tecnológicas. Os formados nestas duas primeiras turmas estão aptos para criar programas para computadores e aplicativos para smartphones, trabalhar com bancos de dados, fazer websites, dentre muitas outras competências.
 
Irão compor a nova geração de trabalhadores para a indústria de tecnologia, e quem sabe, no futuro, poderão, inclusive, tornar-se empreendedores e empresários de sucesso.
 
Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.