Sol aparece entre nuvens em SC nesta segunda; semana terá geada

FOTO Notisul

Santa Catarina inicia a semana com sol entre nuvens e queda nas temperaturas. Frente fria se afasta e ar seco predomina no estado.

Sol predomina após manhã nublada nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (28), o tempo começou com muitas nuvens e chuva isolada em Santa Catarina, especialmente no Litoral Norte. Porém, a instabilidade se dissipa rapidamente, e o sol deve predominar no decorrer do dia em grande parte do estado. As temperaturas máximas não passam dos 25°C, com queda acentuada no final do dia. As mínimas, inclusive, estão previstas para ocorrer à noite. O vento sopra de sudoeste a sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 70 km/h no litoral.

FOTO Notisul

Massa de ar frio avança e traz geada para áreas altas

O avanço de uma massa de ar seco e frio sobre Santa Catarina vai derrubar ainda mais as temperaturas nos próximos dias. Nas regiões mais altas do estado, como o Planalto Sul, há previsão de formação de nevoeiros e geada ao amanhecer. O frio se intensifica principalmente entre terça (29) e quarta-feira (30), exigindo atenção redobrada dos agricultores e motoristas em rodovias.

  • Geadas devem ocorrer nas áreas acima de 800 metros de altitude

  • Nevoeiros podem reduzir a visibilidade em rodovias no início da manhã

  • Frio intenso durante a madrugada e amanhecer

Temperaturas seguem baixas durante a semana

Durante a semana, o sol aparece entre nuvens em Santa Catarina, mas as temperaturas continuam baixas, especialmente durante as madrugadas. As máximas oscilam entre 22°C e 27°C. O tempo seco predomina até o fim de semana, favorecendo atividades ao ar livre, mas exigindo atenção com a hidratação e a umidade do ar.

  • Máximas: entre 22°C e 27°C

  • Mínimas: entre 12°C e 16°C, podendo ser menores nas áreas altas

  • Predomínio de tempo seco e firme até domingo (04)

Ventos podem provocar rajadas fortes no litoral

A segunda-feira também é marcada por ventos moderados a fortes, principalmente no litoral catarinense. As rajadas podem variar entre 40 km/h e 70 km/h, provocadas pelo afastamento da frente fria combinada com o avanço do ar frio. Esses ventos exigem atenção especial para atividades marítimas e embarcações de pequeno porte.

  • Rajadas de 40 km/h a 70 km/h no litoral

  • Risco de mar agitado e ondas maiores no litoral Norte e Sul

  • Cuidados redobrados para navegação e esportes aquáticos