Sigma Park, hub de inovação para o Sul de SC, recebe as primeiras empresas residentes

Adriana Oliveira Divulgação Notisul Digital

O tão aguardado Sigma Park, Centro de Inovação de Tubarão, recebeu as primeiras empresas residentes, na quarta-feira, dia 25, marcando um momento transformador para a cidade e toda a região sul de Santa Catarina. Localizado em uma das áreas mais promissoras da cidade, o centro foi idealizado para ser um polo de empreendedorismo e inovação, conectando startups, empresas, universidades e governo.

Novo centro de inovação já opera com 80% de ocupação

Com 80% de seus espaços já ocupados, o Sigma Park começa sua operação com a missão de impulsionar o ecossistema de inovação na região da Amurel. O professor Valter Alves Schmitz Neto, presidente da Fundação InoversaSul e diretor do Instituto Rota Sul de Ciência e Tecnologia, destacou a entrega das chaves às primeiras empresas residentes como um marco simbólico. Segundo ele, este é o início de uma nova era de inovação em Tubarão, com potencial para gerar empregos e atrair investimentos.

Notisul Digital
  • Missão: Impulsionar a inovação na região Sul de SC
  • Ocupação inicial: 80%
  • Meta de arrecadação: Crescimento de 3,5% para 8% na arrecadação local

Impacto econômico e geração de empregos qualificados

O Sigma Park não é apenas um centro de tecnologia. Ele representa um movimento maior que visa transformar Tubarão em um polo de desenvolvimento econômico e tecnológico. Segundo Luiz Antônio Duarte, diretor executivo do Sigma Park, o centro é a engrenagem que faltava para conectar a cidade ao ecossistema catarinense de inovação. Ele estima que o Sigma impulsionará a geração de negócios inovadores e de empregos qualificados, com uma meta ambiciosa de elevar a arrecadação local a 8% nos próximos anos.

Notisul Digital

Um espaço de coworking aberto à comunidade

A partir de 1º de dezembro, o Sigma Park estará aberto para a comunidade, com áreas de coworking disponíveis para empreendedores e profissionais interessados em ocupar o espaço. Com mais de 360 empresas na área de tecnologia e 1.200 empregos diretos gerados na região, o centro se consolida como motor de inovação e competitividade para Tubarão, com impacto significativo na economia local.

A visão de um polo de inovação

O projeto do Sigma Park foi pensado pelo saudoso governador Luiz Henrique da Silveira, e desde então, a cidade de Tubarão vem se preparando para assumir seu papel como um dos principais centros de inovação de Santa Catarina. Com a entrega das chaves e o início das operações, o Sigma Park promete ser um marco no desenvolvimento humano e profissional, gerando emprego, renda e oportunidades para a região.

Homenagem da Weber Cidades Inteligentes

Notisul Digital

A empresa Weber Cidades Inteligentes, de Braço do Norte, com atuação destacada em dezenas de cidades catarinenses e gaúchas, com mais de 25 projetos simultâneos, brindou o Sigma Park com um painel, em formato de quebra-cabeças, que vai sendo montado à medida em que as empresas assumem suas posições no empreendimento em Tubarão. Cada empresa residente recebeu uma peça do mosaico para colocar na sala onde desempenhará seu importante papel no desenvolvimento e na inovação. “A ideia é contribuir para o sentimento de pertencimento de cada organização ao novo empreendimento de Tubarão, que tem por missão, o desenvolvimento econômico, a ciência e a tecnologia”, ensina Fernando Weber, Ceo da Weber.