Sessão no Parlamento destaca direitos das pessoas com deficiência em SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A sessão desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina abordou temas importantes sobre os direitos das pessoas com deficiência, incluindo um novo projeto de lei sobre a reabilitação integral de pessoas amputadas e o apelo para que os catarinenses votem de forma consciente nas eleições municipais.

Projeto de reabilitação para pessoas amputadas em SC

O deputado Silvio Zancanaro (PSD) protocolou um projeto de lei que institui uma Política Estadual de Reabilitação Integral da Pessoa Amputada em Santa Catarina. Com mais de 2.600 pessoas amputadas no estado, o parlamentar destacou a necessidade de garantir assistência em todas as fases da reabilitação e de promover melhorias na qualidade de vida dessas pessoas.

A proposta também inclui a criação do Dia Estadual da Pessoa Amputada, a ser celebrado em 5 de abril. Zancanaro ressaltou que, apesar de o Brasil já ter um ordenamento jurídico sobre o tema desde 2011, Santa Catarina ainda precisa avançar.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Ele enfatizou a necessidade de empatia e respeito por essas pessoas, além de reforçar que Santa Catarina é um dos estados com maior inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Caropreso também comentou que cerca de 20% da população catarinense possui algum tipo de deficiência, e elogiou iniciativas como a secretaria dedicada a essas pessoas na cidade de Blumenau.

Impacto da judicialização na saúde de SC

Outro tema abordado na sessão foi o alto custo da judicialização na área da saúde em Santa Catarina. Segundo o deputado, o estado já judicializou aproximadamente R$ 700 milhões, o que ele considera um dado alarmante e preocupante.