Senador Beto Martins alerta para desinvestimento com reforma tributária

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

O senador Beto Martins criticou, em pronunciamento no Plenário, a proposta de reforma tributária em análise, apontando riscos de desinvestimento e impacto negativo nos setores de serviços e logística.

Impacto negativo no setor de serviços e logística

Durante seu discurso no Plenário, Beto Martins ressaltou que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), poderá causar grandes prejuízos aos setores de serviços e logística, que juntos representam mais de 70% do PIB brasileiro. Um dos principais impactos será o aumento de tributação na locação de imóveis, com uma elevação superior a 20% na carga tributária. O setor da construção civil também poderá ser afetado, enfrentando dificuldades devido ao encarecimento das locações de imóveis.

Segundo o senador, a reforma aumentará ainda mais o custo Brasil e poderá tornar o país menos competitivo no cenário internacional.

Aumento da insegurança jurídica

Além do impacto econômico, Beto Martins também alertou para o crescente descrédito do Brasil no exterior devido à insegurança jurídica. Para ele, isso compromete a imagem do país e desestimula investimentos estrangeiros.

“O descrédito crescente do Brasil no exterior, resultado da insegurança jurídica, compromete nossa imagem lá fora”, afirmou o parlamentar.

Solidariedade a Marcos do Val

Durante o pronunciamento, o senador também prestou solidariedade ao colega Marcos do Val (Podemos-ES), que teve parte do salário bloqueado por determinação do STF. Beto Martins criticou o valor da multa, que chegou a R$ 50 milhões, e alertou para os riscos que medidas como essa representam para a democracia e a liberdade de expressão.