Seminário na Alesc discute a qualidade da formação de professores em SC

Foto: Bruno Collaço - Divulgação: Notisul Digital

Nesta terça-feira (20), um seminário realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reuniu professores, dirigentes municipais, gestores de escolas e universidades, além de pesquisadores, para discutir a qualidade da formação dos professores da educação básica no estado. O evento surgiu da preocupação com o preparo inadequado dos docentes que chegam às escolas, impactando negativamente o desenvolvimento educacional.

A preocupação com a formação inadequada dos professores

O seminário foi motivado pela inquietação em relação ao rumo da formação de professores no Brasil. Segundo o professor Odilon Luiz Poli, da Unochapecó, o objetivo do encontro é diagnosticar a situação atual e propor melhorias na formação continuada dos docentes, com foco em um diagnóstico das condições atuais de formação, discussão de boas práticas e experiências exitosas, além de propostas para fortalecer a formação continuada dos professores.

A valorização do professor como elemento crucial

Evandro Accadrolli, do Sinte-SC, enfatizou que a qualidade do ensino está diretamente ligada à valorização dos professores. Ele apontou que a falta de estímulo e as condições precárias de carreira em Santa Catarina afetam a qualidade da educação e a motivação dos profissionais. A precariedade nas contratações temporárias, que afeta 64% dos docentes, também foi criticada.

Necessidade de alinhamento entre formação e prática educacional

Gerson dos Santos Sicca, do Tribunal de Contas (TCE-SC), e outros participantes destacaram a desconexão entre a formação acadêmica e a realidade das escolas. Foi ressaltada a importância de unir esforços entre as instituições formadoras e as redes de ensino para garantir que os futuros professores estejam melhor preparados para os desafios da sala de aula.