Nesta terça-feira (20), um seminário realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reuniu professores, dirigentes municipais, gestores de escolas e universidades, além de pesquisadores, para discutir a qualidade da formação dos professores da educação básica no estado. O evento surgiu da preocupação com o preparo inadequado dos docentes que chegam às escolas, impactando negativamente o desenvolvimento educacional.
A preocupação com a formação inadequada dos professores
O seminário foi motivado pela inquietação em relação ao rumo da formação de professores no Brasil. Segundo o professor Odilon Luiz Poli, da Unochapecó, o objetivo do encontro é diagnosticar a situação atual e propor melhorias na formação continuada dos docentes, com foco em um diagnóstico das condições atuais de formação, discussão de boas práticas e experiências exitosas, além de propostas para fortalecer a formação continuada dos professores.
A valorização do professor como elemento crucial
Evandro Accadrolli, do Sinte-SC, enfatizou que a qualidade do ensino está diretamente ligada à valorização dos professores. Ele apontou que a falta de estímulo e as condições precárias de carreira em Santa Catarina afetam a qualidade da educação e a motivação dos profissionais. A precariedade nas contratações temporárias, que afeta 64% dos docentes, também foi criticada.
Necessidade de alinhamento entre formação e prática educacional
Gerson dos Santos Sicca, do Tribunal de Contas (TCE-SC), e outros participantes destacaram a desconexão entre a formação acadêmica e a realidade das escolas. Foi ressaltada a importância de unir esforços entre as instituições formadoras e as redes de ensino para garantir que os futuros professores estejam melhor preparados para os desafios da sala de aula.