Rafael Andrade
Tubarão

O trânsito na BR-101 e a na SC-438, na região de Tubarão, ficou comprometido, ontem, por conta dos fortes ventos. A velocidade das rajadas chegou perto dos 80 quilômetros por hora.
Dois caminhões tombaram na ponte de Cabeçudas, em Laguna, em virtude do vendaval. Felizmente, ninguém ficou ferido.

A BR-101, no trecho sul (não duplicado), foi bastante atingida. Centenas de placas de sinalização caíram. Muitas dessas placas têm base de concreto, mas a força dos ventos foi tão intensa que as arrastaram por alguns metros. Grandes galhos de árvores caíram sobre o acostamento da rodovia na região de Laguna. Dezenas de outdoors foram arrancados e por pouco não atingiram veículos.

Os tombamentos dos caminhões causaram a formação de filas quilométricas de veículos, principalmente no sentido sul-norte, entre Capivari de Baixo e Imbituba. O congestionamento chegou a três quilômetros em Cabeçudas. O trânsito ficou lento por uma hora e meia. Com a falta de sinalização, os motoristas precisam redobrar a atenção no trecho sul.

As empresas responsáveis pela duplicação começaram imediatamente a reposição das placas arrancadas e a limpeza da pista.