Localizada a 135 quilômetros de Florianópolis, Tubarão deverá ter em breve uma penitenciária. A unidade será instalada no bairro Bom Pastor, no prédio que seria acomodado o presídio feminino, porém a  Secretária de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) resolveu que a estrutura seria melhor aproveitada para uma penitenciária masculina.

A edificação que abrigaria o novo presídio feminino está pronta desde o ano passado. O local contará com 224 vagas. A informação da nova unidade prisional foi divulgada pelo governador Carlos Moisés e o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima.

Além do presídio da Cidade Azul, o Estado ativará mais duas unidades prisionais, uma em Joinville e a outra em São Cristóvão do Sul. Desta forma, 614 novas vagas prisionais serão geradas. Para atender a demanda serão nomeador 213 policiais penais aprovados no concurso Edital 001/2019. São 175 homens e 38 mulheres. Em janeiro passo Santa Catarina já tinha nomeado 327 agentes.

Das 600 vagas previstas no concurso ainda restam 60 que não serão nomeadas neste momento, em função da Lei Complementar 173/2020, que determinou as regras para a ajuda financeira a Estados e municípios por conta da pandemia de Covid-19. “Tão logo tenhamos possibilidade, chamaremos todos os aprovados, o que certamente vai contribuir para a melhoria da segurança pública como um todo”, destacou Carlos Moisés.

Santa Catarina é referência nacional no sistema prisional. “Buscamos superar o déficit de vagas, por isso a incorporação desses novos policiais penais é extremamente importante. A contratação destes novos servidores mostra o comprometimento do governador Carlos Moisés, não apenas com a recomposição do efetivo da Polícia Penal, mas em última instância com a segurança de todos os catarinenses”, ressaltou o secretário da SAP.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul