#Pracegover foto: na imagem há uma novilha
#Pracegover foto: na imagem há uma novilha

Um caso de furto de gado (abigeato), foi registrado nesta quarta-feira (6) na Rodovia Hercílio Zapelini, no bairro São Bernardo, em Tubarão. O crime foi registrado em Boletim de Ocorrência (BO).

Conforme informações, os criminosos entraram na propriedade particular e abateram uma novilha, retiraram a carne do animal e deixaram apenas o esqueleto. A autoria do furto ainda é desconhecida e o caso possivelmente será apurado pela Polícia Civil. O crime deve ter ocorrido na madrugada desta quarta-feira.

Os crimes de abigeato, que consistem no furto qualificado pela subtração de gado ou animal domesticável de produção, têm crescido na região e no Estado. Pequenos, médios e grandes donos de campos têm enfrentado esse tipo de problema, principalmente, em relação a gados, que, geralmente, são abatidos e vendidos em pequenos açougues das cidades.

Sobre o crime de abigeato o artigo 155, §6º do Código Penal, dispõe de pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos para o furto de semovente domesticável de produção. Por outro lado, a receptação de semovente domesticável de produção o art. 180-A do Código Penal destaca:

Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte:

§ 1º – Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: Pena – reclusão, de três a oito anos, e multa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul