Os militares estiveram ontem em Tubarão para fazer o reconhecimento das áreas em que ocorrerão os treinamentos.
Os militares estiveram ontem em Tubarão para fazer o reconhecimento das áreas em que ocorrerão os treinamentos.

Tubarão

Até o próximo dia 20, ocorrerá na região um exercício da força aérea brasileira (12ª FAEx). As atividades contam com os militares do Exército Brasileiro do Centro de Avaliação do Adestramento do Rio de Janeiro e da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria de Tubarão.

Ontem, os militares estiveram na cidade para fazer o reconhecimento de alguns lugares onde será realizado o treinamento. A exemplo do Aeroporto Regional de Jaguaruna, que será palco das ações amanhã e sexta-feira. Esta edição também contempla Imbituba, Laguna e Criciúma, mas não há data definida para as atividades nestas cidades.

As ações são realizadas a partir da base aérea de Florianópolis. Trata-se de um treinamento executado pela Segunda Força Aérea (II FAE). O objetivo é treinar os esquadrões, desenvolver e validar novas técnicas e táticas de emprego. Isto para melhorar a capacidade da própria Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo.

São feitos procedimentos focados na defesa do país, como também ao apoio da população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle do intenso tráfego mercante, de policiamento do espaço aéreo, de busca e resgate, entre outros. O cenário de treinamento é simulado, mas o aumento da capacidade de vigiar os mares e resgatar vidas em perigo será real.