Maycon Vianna
Tubarão

O 5º Batalhão da PM – Pelotão do Patrulhamento Tático (PPT) de Tubarão realizou na tarde de ontem, no Clube Caça e Tiro, um treinamento para a habilitação do manuseio de fuzil de três soldados. O treinamento foi utilizado para auxiliar na aprendizagem do manejo da arma à curta distância. “O fuzil é utilizado exclusivamente pelo PPT. A capacidade deste tipo de arma é de 900 a mil tiros por minuto. É de grande precisão”, destaca o tenente do PPT, Dante da Costa Chierighini.

Para serem habilitados para utilizar o fuzil Imbel MD-97, todos os policiais realizam um treinamento intensivo. “Este tipo de fuzil é mais leve e facilita o manuseio por parte dos policiais, pois é diferente do fuzil Spiner com calibre 556 que é utilizado à distância longa. Para um tiro de precisão com o fuzil Imbel, por exemplo, são necessários 300 metros”, esclarece o tenente Chierighini.

A habilitação dos três soldados do PPT (Damázio, Athos e Elton) começou às 8 e terminou às 18 horas. O treinamento iniciou no período da manhã com aplicação de aula teórica para saber mais detalhes do funcionamento da arma. “Todo policial já possui um contato com o armamento. Para formalizar o conhecimento deste tipo de fuzil, por exemplo, é preciso aprender as técnicas e aplicá-las”, destaca o soldado Elton.

Entre os equipamentos de segurança utilizados no treinamento, estão óculos de proteção e abafador de ouvidos. “O tiro utilizado neste tipo de tarefa é tático. O objetivo é acertar o alvo de maneira rápida”, enfatiza o tenente Chierighini.
Para a realização do treinamento com a utilização de armas, o batalhão do PPT de Tubarão pede autorização para a diretoria de ensino.