A formatura dos 331 policiais militares ocorreu sábado, em Florianópolis  -  Foto:SSP/Divulgação/Notisul
A formatura dos 331 policiais militares ocorreu sábado, em Florianópolis - Foto:SSP/Divulgação/Notisul

 

Mirna Graciela
Tubarão
 
Trezentos e trinta e um policiais militares que concluíram o curso de formação de soldados formaram-se sábado, em Florianópolis. A cerimônia ocorreu no centro de ensino da Polícia Militar, no bairro Trindade, com realização da secretaria estadual de segurança pública (SSP).
 
Os novos soldados trabalharão nas 11 regiões de Santa Catarina. Para os municípios que abrangem o 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, serão designados 21 soldados. Eles atuarão em Laguna, Imbituba, Braço do Norte e Tubarão. “É provável que os novos policiais estejam aqui em 15 dias para serem distribuídos nas cidades. Este é o prazo que eles têm de direito de trânsito para se apresentar”, explica o tenente-coronel Ângelo Bertoncini, comandante do 5º BPM. 
 
O curso iniciou no dia 15 de agosto do ano passado e terminou no último dia 13. Neste período, os policiais participaram de aulas práticas e teóricas. Os dois últimos meses de formação – período de estágio – foram cumpridos nas regiões onde os militares exercerão as atividades.  O estágio abrange aulas teóricas de polícia comunitária, operações especiais, tiro de terceiro nível (armas de maior potência), educação física militar e técnicas operacionais.
 
Soldados ganham kits
Após a formatura, os novos policiais receberam kits de proteção. O governo do estado investiu R$ 14,7 milhões na aquisição de três mil kits de segurança individual. A entrega faz parte da estratégia adotada pelo comando geral da Polícia Militar, de proporcionar condições de melhor capacitação ao trabalho. Cada kit contém uma pistola calibre 40, carregadores, munição, algemas, tonfa (cassetete),  espargidor (spray) de pimenta, colete balístico e cinto de guarnição.