Patrick do Nascimento, 28 anos, levou três tiros.
Patrick do Nascimento, 28 anos, levou três tiros.

Mirna Graciela
Laguna

Em menos de dois dias, três homicídios foram registrados em Laguna. O último ocorreu no sábado, por volta das 15h30min. Patrick do Nascimento, 28 anos, o Sapo, foi morto com três tiros. Segundo o delegado Rubem Thomé, responsável pelas investigações, os três crimes estão interligados. Com isso, são oito mortes nos últimos 30 dias na região (confira no quadro ao lado).

Após participarem do enterro de Gabriel Nascimento Agostinho, 16 anos, morto na sexta-feira com dois tiros, no bairro Portinho, quatro homens saíram à procura de Patrick. Ele foi cercado por homens em duas motocicletas na rua Leoberto Leal, no bairro Progresso, nas proximidades do Casqueiro.

Uma das motos, uma Twister, placa MDR 1852, de Capivari de Baixo, foi furtada pelos criminosos. Eles dispararam três tiros em Patrick, que atingiram o tórax, as costas e o braço. A Polícia Militar de Laguna iniciou as buscas e, com o apoio das polícias de Tubarão e Gravatal, os três dos quatro acusados da morte de Patrick foram presos em flagrante. A PM de Gravatal fez a captura de um jovem, de 18 anos, e um menor, de 15, na Estrada Geral de Indaial, em uma cachoeira. Um outro, de 20 anos, foi preso na localidade de Taquaraçu, em Laguna.

O quarto criminoso ainda não foi localizado. Os dois maiores foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de Laguna. O menor estava apreendido na Delegacia de Laguna até a noite de ontem.

Os jovens de 18 e 20 anos têm diversas passagens pela polícia. O primeiro por porte de arma, furto de veículo e lesão corporal. O segundo por tráfico de drogas, porte de arma e lesão corporal. O revólver calibre 38, utilizado para matar Patrick, foi recuperado com três munições intactas.

Homicídios em 2011
Imbituba
• Edson Demétrio da Silva, 24 anos, foi atingido por um tiro durante a festa de Réveillon no Canto da Praia da Vila, no dia 1º. (Investigação em andamento).

Laguna  
• O policial civil José Maria Mendonça, 46 anos, foi assassinado no dia 8, com dois tiros na cabeça, em sua residência, no Km 37. (Investigação em andamento).

• Márcio da Silva Matos, 34 anos, foi morto na madrugada do dia 20, no bairro Malvina, na rua Julio Maurício. Ele foi executado com vários tiros. (Os assassinos foram presos).

• José Ernesto da Silva, 16 anos, foi assassinado na madrugada do dia 28, com um tiro na cabeça, no bairro Progresso, em frente à Escola Comendador Rocha. (O autor do crime, de 16 anos, foi identificado pela polícia, mas ainda não localizado).

• Gabriel Nascimento Agostinho, 16 anos, foi atingido no dia 28, no fim da tarde, por dois tiros na rua Felisbina Rafael. (Investigação em andamento).

Gravatal
• O gaúcho Leandro Cardoso, 37 anos, foi assassinado no dia 10, após uma briga em um bar, no bairro Brasília. Levou um tiro no peito e faleceu na hora. (O autor dos disparo apresentou-se e responde ao processo em liberdade).

Tubarão
•  Reginaldo de Souto, 31 anos, conhecido como Borracha, foi assassinado no dia 26, na Área Verde. Levou vários tiros. (Investigação em andamento).