Com o tema “Nós Somos o Trânsito” foi aberta neste sábado (22), em Tubarão, a Semana Nacional do Trânsito. A programação iniciou com o chamado “Sábado é o Dia T”, na praça Sete de Setembro, a partir das 8h30 e prossegue até próximo dia 29.

Após a cerimônia de abertura, foram realizadas diversas ações educativas como: Escolinha do Trânsito (Polícia Militar), Projeto de Acessibilidade (Autoescola Record), distribuição de panfletos (Rotaract e ONG Vias do Sul, esclarecimentos sobre documentação de veículos (Adetub), programa Paz na Linha (FTC), blitz educativa, com a Guarda Municipal, divulgação da inspeção veicular gratuita (AMPE, Núcleo de Manutenção Veicular), Transporte Escolar Seguro (Nutesc), exposição de carro batido (Setram, Conjovem e WF Guinchos), álcool e direção (Grupo dos Alcoólicos Anônimos), presença da Delegacia Móvel da Polícia Civil, simulação de acidente com o Corpo de Bombeiros Militar, combustíveis alternativos (núcleo GNV), Pedal Seguro, com a Shop Bike e brinquedos infláveis para as crianças, oferecidos pelo Sesc.

No período de 24 a 28 de setembro, ocorrem em escolas e empresas, palestras educativas com o tema da Semana Nacional do Trânsito, conforme cronograma que será divulgado posteriormente.

Nesta segunda e terça-feira ( 24 e 25), das 13h30 às 17h, na Praça Walter Zumblick, vários serviços e ações serão disponibilizadas à população, como escolinha do trânsito, Programa Paz Na Linha, distribuição de panfletos, entre outros, e que poderão ser visitadas por escolas, com transporte gratuito oferecido pelo Núcleo de Transporte Escolar de Tubarão. Ainda no dia 25 de setembro, no posto da Polícia Rodoviária Federal, no bairro São Cristóvão, haverá demonstração de veículo batido, além de blitz educativa.

No dia 28, das 20h à meia-noite, haverá distribuição de panfletos educativos sobre a Lei Seca, em trabalho realizado pela Rotaract, Polícia Civil e ONG Vias do Sul, em bares e boates da cidade.

 

Por fim, no dia 29, das 9 às 16h, na Praça Sete de Setembro, ocorrem ações do último dia da programação, com todas as atividades da abertura mais uma vez sendo disponibilizadas, além da saída, às 9h, do passeio ciclístico da Shop Bike, que tem trajeto pelo Centro, com retorno à loja, onde haverá sorteio de uma bicicleta entre os participantes.

A Semana Nacional do Trânsito é organizada pelo Rotary Club de Tubarão Leste, em parceria com a prefeitura, por meio da gerência de Trânsito da Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento.