Rafael Andrade
Tubarão

Seis crianças – de 1, 3, 7, 8, 9 e 11 anos – foram encontradas sozinhas em casa na madrugada de ontem, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. Os pais abandonaram os filhos e foram dançar em um baile no bairro Oficinas.

O fato chamou a atenção de conselheiros tutelares e policiais militares que atenderam a ocorrência. “Ficamos espantados quando chegamos à residência e vimos as crianças chorando, provavelmente com fome. O maior, de 11 anos, que dizia ser o responsável pelos irmãos, avisou que costumava substituir os pais frequentemente. Isto é um absurdo”, declara um policial.

Alguns vizinhos foram indagados pela polícia sobre o paradeiro dos pais e avisaram que o casal gostava de frequentar um salão de festas no bairro Oficinas. Minutos depois, os dois foram flagrados dentro do salão, enquanto os filhos gritavam em casa.

O Conselho Tutelar notificou os pais por abandono de incapaz e ambos terão que comparecer à Casa da Cidadania para prestar explicações do fato. Podem ocorrer acidentes domésticos com crianças sem a presença de um adulto por perto. Em alguns casos, a casa pode até pegar fogo e provocar uma tragédia.

Casos recentes
Casos de abandono de incapaz têm sido comuns na região. Há duas semanas, um casal – ele de 22 anos e ela de 46 – foi notificado pelo Conselho Tutelar de Tubarão por ter deixado o filho de 2 anos sozinho em casa, dormindo, no bairro Humaitá, para ir a um baile no bairro Fábio Silva. Menos de uma hora depois, o bebê acordou e vizinhos acionaram a Polícia Militar, que precisou invadir a casa para acudir a criança, que já estava ficando com a pele roxa de tanto chorar.

Segundo o depoimento de vizinhos, a cena já se repetia há alguns meses. O procedimento dos conselheiros é notificar os responsáveis – que respondem em liberdade – e marcar uma audiência para avaliação da conduta criminal. Um outro caso também é investigado no bairro São Bernardo. Segundo vizinhos e parentes de uma jovem de 26 anos, duas crianças, de 3 e 9 anos, são deixadas sozinhas em casa enquanto a mãe vai dançar em bailes de Tubarão e Braço do Norte aos fins de semana.