Primeira equipe da Missão de Solidariedade é formado pelo capitão Alan Deley Cielusinski, de Xanxerê (comando da operação); soldado Giandro Rissi, de Curitibanos (logística); soldado Eduardo de Souza, de Florianópolis (comunicação); 3º sargento Jaques Douglas Romão e cão Bravo, de Blumenau; cabo David Canever e cão Léia, de Canoinhas; cabo Ronaldo Fumagalli e cão Hunter, de Curitibanos; soldado Joscley Tracz e cão Iron, de Xanxerê; soldado Thiago Evandro de Amorim e cão Moana, de Itajaí; e soldado Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke, de Lages - Foto: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina | Divulgação

A chuva catastrófica que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na última semana já deixou pelo menos 219 mortos. Ao menos 20 pessoas ainda estão desaparecidas. Do total de vítimas, 15 delas foram localizadas e resgatadas pelos integrantes da Missão de Solidariedade do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A primeira equipe terminou neste sábado (26) o trabalho e prepara-se para retornar para Santa Catarina. O segundo time parte no domingo (27) para continuar a ajudar nos trabalhos.

Comandante da operação na primeira equipe, capitão Alan Deley Cielusinski, de Xanxerê, diz que os catarinenses conseguiram ajudar muitas famílias. Não apenas na tentativa de localizar parentes perdidos, mas com atenção, empatia e carinho. “Não se tratam de números, mas sim de pessoas e de famílias que puderam ser confortadas. Não foram momentos fáceis e os dias foram de intenso trabalho no meio da lama, e de escombros. Fizemos o nosso melhor”, valoriza – veja mais no vídeo abaixo.

A próxima equipe será comandada pelo major Clemente Michels, que também atuará como binômio com o cão Chewbacca. Os dois também atuaram em Brumadinho, em Minas Gerais, quando uma barragem rompeu, em janeiro de 2019, e devastou a região. 

Mais uma vez o transporte será realizado pela aeronave Arcanjo. Os voos estão programados para 8 horas e 13 horas. Novamente o grupo será dividido em dois. Cada um desses voos levará a nova equipe ao Estado carioca e trará os integrantes da primeira equipe do CBMSC para casa. 

Militares e cães do CBMSC que irão nesta segunda missão:
– Major Michels e Chewbacca, de Joinville
– Cabo Valdeley e Marley, de Governador Celso Ramos
– Cabo De Souza e Zaara, de Brusque
– Cabo Premoli e Bono, de Araranguá
– Soldado Pinheiro e Sol, de Chapecó
– Soldado Rangel e Orion, de Lages
– Soldado Kull (logística), de Itapema
– Sargento Ewerton (comunicação), de Chapecó

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul