Um acidente hoje (9) na SC-450, no limite entre os municípios de Joaçaba e Lacerdópolis, em Santa Catarina, resultou em três pessoas feridas gravemente. A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Ibicaré atendeu a ocorrência por volta das 12h.

O motorista de um Voyage, com placas de Capinzal, perdeu o controle da direção, colidiu contra uma ponte e capotou. O condutor e os outros dois passageiros, todos de nacionalidade haitiana e com idades não confirmadas, sofreram ferimentos considerados graves.

Eles foram levados pelos bombeiros ao Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. O trânsito ficou parcialmente interrompido (em uma pista) por alguns minutos. A PMRv providenciou a liberação da pista.

PMRv alerta motoristas em dias de chuva
Pode ser algo já bem divulgado e que todos sabem, mas sempre vale a pena reforçar. Em dias de chuva, os motoristas devem ficar muito atentos aos riscos de acidentes. A pista molhada é algo que pode provocar a aquaplanagem.  “A atenção deve ser redobrada com a sinalização do trânsito, todos os cuidados devem ser tomados referentes à manutenção do veículo, e algo muito importante: a questão da velocidade por causa do risco da aquaplanagem, isso é primordial”, alerta a PMRv.

Aquaplanagem: Isso ocorre quando os pneus não conseguem remover a lâmina de água (pelo excesso de água na pista) e perdem o contato com o pavimento. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo.

Os procedimentos corretos nesse caso são:

– Segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista;

– Tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará;

– Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul