Quatro óbitos por afogamento já ocorreram este ano

Alguns banhistas se arriscam ao pular da ponte do Camacho
Alguns banhistas se arriscam ao pular da ponte do Camacho

 

Mirna Graciela
Tubarão
 
O Corpo de Bombeiros de Tubarão faz um alerta às pessoas que costumam banhar-se em lagoas, rios e cachoeiras da região. Somente este ano, foram registrados quatro óbitos por afogamentos. “Desses, três ocorreram em lagoas. Um na Esplanada, outro na lagoa da Ibiraquera, em Imbituba, e o terceiro, mais recente, na lagoa Barreiro, em Capivari de Baixo, na última terça-feira”, relata o tenente Rafael Fortunato Camilo. 
 
Ele explica que o efetivo é reduzido e não tem condições de atuar em todos os lugares, por isso,  a orientação é que os banhistas frequentem locais onde existam guarda-vidas, tanto em praias, como em lagoas. “Dessa forma, grande parte dos afogamentos ocorre em lagoas e rios, onde não existe guarnição”, alerta. 
 
A única lagoa da região que conta com guarda-vidas é a do Arroio Corrente, em Jaguaruna, considerada a mais perigosa. Como forma de prevenção, nos outros locais, incluindo rios e cachoeiras, foram colocadas placas de orientação, com dicas de segurança. Ainda segundo o tenente, na temporada de verão 2010, houve um registro de dez óbitos, sete deles em lagoas, rios e cachoeiras, nos quatro municípios de abrangência do Corpo de Bombeiros de Tubarão, que compreende Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba.
 
Banhistas pulam da ponte do Camacho
A lagoa do Camacho é outra que oferece perigo. Muitos jovens costumam jogar-se na água da ponte que faz divisa dos municípios de Jaguaruna e Laguna. “Geralmente, pulam de cabeça e ainda sobem nas barras de proteção para ganhar mais altura”, lamenta o tenente Rafael Fortunato Camilo. Em alguns pontos, a lagoa tem dois metros e meio de profundidade, mas em outros é mais rasa, o que aumenta o risco de acidentes. 
No último domingo, houve um afogamento no local. Eduardo Francisco Floriano, 25 anos, foi retirado inconsciente da água e reanimado por outros banhistas, antes da ambulância chegar. Ele estava nas margens da lagoa e apresentava muita palidez e corpo frio, segundo relato de sua noiva.