A Polícia Militar de Santa Catarina lançou na sexta-feira (15), o Marco Conceitual do Programa de Proteção de Veteranos (PPV) da PMSC, que é dedicado à proteção dos policiais militares inativos. A iniciativa visa promover o resgate, aproximação e noção de pertencimento institucional dos veteranos catarinenses. O programa está na íntegra na Portaria nº 402/PMSC/2021.

Percebeu-se que o policial militar ao ingressar na reserva acaba gradativamente quebrando o vínculo com a instituição ao se ver fora dos ciclos de informação e serviço militar. O desconhecimento dos demais veteranos e a falta de uma ação institucional nesse sentido são outros fatores que contribuem para esse afastamento.

A primeira iniciativa visa a criação de uma rede nas áreas de cada organização policial militar para interligar os veteranos via grupos de mensagens (como Whatsapp, Telegram ou similiar). As unidades também deverão designar policiais para visitas periódicas aos veteranos para diagnóstico da situação e eventual apoio institucional. Os quarteis que dispuserem de estrutura devem viabilizar ambiente humanizado para receber e prestar o devido atendimento e apoio ao veterano.

Toda unidade da PM deverá manter um planilhamento e permanente coleta de dados relativos ao policiais da reserva e reformados. O ato nº 1.165/2021 também criou a placa de sinalização de trânsito dedicada aos veteranos da PMSC, a ser adotada no âmbito interno das unidades PM. A Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) ficará responsável pela gestão do PPV, promoção de material informativo e desenvolver ações em prol dos inativos.

Segue em desenvolvimento algumas soluções tecnológicas, como possibilitar a inserção de um “botão de pânico” no aplicativo PMSC Cidadão exclusivo para veteranos. Durante ataques coordenados contra instituições de segurança, o policial inativo é um dos principais alvos das facções criminosas.

A própria nomenclatura “Veterano” fica oficializada como termo para tratar dos policiais militares inativos, bem como é instituído o “Dia do Veteranos da PMSC”, a ser celebrado no dia 25 de fevereiro de cada ano.

“São os valorosos homens e mulheres que percorreram árduo caminho construindo a história da PMSC, é pelos sólidos alicerces por eles edificados que a instituição segue perene visando o futuro”, afirmou o comandante-geral, coronel Dionei Tonet, em referência no Marco Conceitual do PPV.

 

Fonte: PMSC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul