Tubarão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia na meia-noite desta quinta-feira (06), em todo o Brasil, a Operação Independência 2018. A mobilização será realizada até o fim do domingo devido ao aumento no fluxo de veículos, o que pode contribuir para a ocorrência de acidentes nas rodovias.

Como neste ano, o feriado do Dia da Independência cai em uma sexta-feira, milhares de veículos devem passar pelas estradas federais, principalmente pela BR-101, a partir da noite desta quinta. 

“Por ser um feriado de três dias, o grande movimento deve ocorrer na noite de quinta-feira, na manhã de sexta e no retorno, na tarde e noite de domingo”, explica o inspetor chefe da 2ª delegacia da PRF de Tubarão, Anderson Dal-Bó Rosa.

Segundo a PRF, o objetivo principal da operação é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que agravem as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças). 

“As recomendações principais são conhecidas. A principal é a não ingestão de álcool. A PRF vai estar em cima com operações direcionadas contra o consumo de bebidas alcoólicas e direção. Outras que têm ocorrido na região e levado as pessoas a óbito é a falta de uso do cinto de segurança. Nas últimas duas semanas, foram três casos que se as vítimas estivessem de cinto, não ocorreria o óbito. Além do excesso de velocidade, que é uma infração que tende a agravar um acidente”, revela o inspetor.