Tubarão

O projeto que prevê a fiscalização de trânsito por videomonitoramento em Tubarão, como já ocorre em Capivari de Baixo desde 1º de maio, foi apresentado ontem na Câmara de Vereadores pelo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Silvio Roberto Lisboa. Na cidade termelétrica, a redução no número de acidentes nesses quase três meses de fiscalização por videomonitoramento chegou a 41,75%.

Em Tubarão há uma média de 160 acidentes por mês, 45 resultam em algum tipo de lesão corporal nos envolvidos. O objetivo é estimular uma cultura de respeito às leis de trânsito e, consequentemente, à vida, com a redução de vítimas e promoção da segurança na via. Além de mirar na queda do número de acidentes, conforme Lisboa é perceptível também a redução de crimes como furtos e roubos, uma vez que o monitoramento é mais intenso.

O comandante explica que as vias foram sinalizadas previamente com a informação da fiscalização por videomonitoramento, bem como foram distribuídos folders pela PM à população (abordagens, colégios, etc.) e feita ampla divulgação na mídia para que a população fique ciente da ação. Ele destaca que essa modalidade de fiscalização tem respaldo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais normas que o regulamentam.

As notificações aos infratores começam a partir do próximo dia 1º. Não haverá custo adicional ao Estado, uma vez que todas as câmeras já estavam instaladas e que o efetivo usado é o atualmente empregado nas centrais Regional de Emergências e de Videomonitoramento.

Em 2012, 20 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos de Tubarão, por meio do Programa Bem-te-vi, do governo do Estado. Desde então, os equipamentos realizam as gravações contínuas destes pontos, que podem ser solicitadas, em caso de alguma ocorrência.

Inicialmente, dez locais serão monitorados por meio da central instalada na sede do Batalhão da Polícia Militar, no bairro São João – margem esquerda. “O efetivo da polícia ficará responsável pelo monitoramento destes pontos, 24 horas por dia”, explica o gerente de Trânsito, Dionísio de Quadros.

Quais pontos?
Dez ruas serão monitoradas neste 1º momento:

• Rua Vidal Ramos (Colégio São José)
• Avenida Tancredo Neves
• Avenidas Padre Geraldo Spettmann, esquina com Expedicionário José Pedro Coelho
• Pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse
• Avenida Marcolino Martins Cabral, esquina com rua Coronel Collaço (Banco do Brasil)
• Avenida Marcolino Martins Cabral (Pista de Skate)
• Avenida Marcolino Martins Cabral, esquina com a rua Cândido Freire Leão
• Rua Altamiro Guimarães, esquina com rua Laguna
• Rua Prudente de Moraes, esquina com a avenida Pedro Zapeline
• Avenida Marcolino Martins Cabral, esquina com a rua Eugênio dos Reis Perito (Rótula do Quartel).