A cabo Karina Estevam e o soldado Denilson Fernandes receberam a Moção de Aplausos na tarde desta quarta-feira (9) - Foto: 5°Batalhão de Polícia Militar | Divulgação

“Preservar a Ordem. Proteger a vida”. O lema da Polícia Militar de Santa Catarina expressa bem qual o papel dos militares nos 295 municípios do Estado. Mais do que realizar o trabalho ostensivo de combate à criminalidade, a mão está sempre estendida para ajudar qualquer cidadão!

O desprendimento e a coragem da cabo Karina Estevam e do soldado Denilson Fernandes provam isso. Não por acaso, os dois heróis de farda salvaram vida de um bebê de apenas um mês. Ele engasgou com o leite materno. O caso, registrado em janeiro, comoveu a região e ganhou repercussão nacional.

Mais do que merecido, na tarde desta quarta-feira (9) os dois militares, lotados em Capivari de Baixo, receberam uma Moção de Aplausos pelo ato de bravura. A honraria foi concedida pelo deputado estadual Felipe Estevão. Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar em Tubarão (5BPM), tenente coronel Vilson Sperfeld destacou o brilhantismo da guarnição no atendimento da ocorrência.

Cabo Karina e soldado Fernandes, da radiopatrulha da PM de Capivari de Baixo, auxiliaram família de bebê engasgado – Foto: Polícia Militar de Capivari de Baixo | Divulgação

A situação que tinha tudo para acabar mal ocorreu no dia 6 de janeiro, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo. Desesperada, uma mãe telefonou para o 190 para pedir socorro. Seu bebê, de apenas um mês de vida, estava engasgado e ela não sabia o que fazer. Por telefone, ela foi orientada de como fazer a manobra de heimlich. Ao mesmo tempo, uma das radiopatrulhas da PM, que estava em ronda nas proximidades, foi acionada e deslocada para o endereço.

“Eu estava desesperada. A viatura chegou muito rápido e aí eu entreguei meu filho na mão da policial. Ele já estava desacordado. Ela fez o procedimento e ressuscitou meu menino”, detalha a mãe. A policial que a mãe se refere é a cabo Karina. Ela e o colega, o soldado Fernandes, estavam na radiopatrulha naquele dia.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul