Florianópolis

Policiais civis de várias cidades da região sul participarão amanhã de uma assembleia geral, em São José, na Grande Florianópolis, organizada pelo Sindicato dos Policiais civis de Santa Catarina (Sinpol). De Tubarão, sairá um ônibus com 30 policiais, a exemplo de outros municípios.

O evento iniciará às 9 horas, no Golden Executive Hotel. Entre as reivindicações que serão abordadas, estão o cumprimento da reposição salarial pelo governo com o nivelamento dos cargos, o adicional de 25% sobre os vencimentos dos policiais ao se aposentar – quando isto ocorre, ele perde 30% -, e a incorporação aos proventos da aposentadoria, de até 25% do adicional de permanência.

“O salário base de um policial é de R$ 781,00, enquanto a família de um preso recebe um auxílio reclusão de R$ 800,00. São os gastos que este detento dá ao governo do estado”, compara um policial civil. Ele conta que, desde 2008, aproximadamente 200 policiais pediram demissão e migraram para outras áreas profissionais devido à baixa remuneração. “O estado perde cerca de 50 policiais ao ano”, informa.