A Polícia Civil começou nesta sexta-feira, dia 20, a campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças no litoral. A iniciativa é um dos projetos da Operação Verão Santa Catarina 2019-2020 pela instituição, em parceria com a ONG.

A equipe de policiais esteve na Prainha, em São Francisco do Sul. São repassadas orientações aos pais e responsáveis pelas crianças na praia, além de distribuição de pulseiras de identificação que não saem na água. Na tarde desta sexta-feira a Polícia Civil estará na praia da Enseada, também em São Francisco do Sul.

A Polícia Civil também está disponibilizando delegacias móveis em algumas praias do Litoral catarinense. Nas cidades de Itapoá, São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul estão sendo distribuídos materiais educativos, com dicas de segurança e pulseiras com identificação para crianças. O veículo está presente nas praias nas sextas-feiras, sábados e domingos, cada dia em uma cidade diferente.

Dicas de segurança:

– Ensine a criança o seu nome completo, o nome dos seus responsáveis, endereço, telefone e referências. Mas, se houver dificuldades para memorizar, faça ela utilizar pulseiras de identificação com o nome dos pais e telefone;
– Oriente a criança a não aceitar presentes, alimentos e caronas sem o seu consentimento;
– Sempre acompanhe as crianças ao banheiro público. Se não puder, peça a alguém de confiança;
– Não tire os olhos da criança. Se algum adulto desconhecido se aproximar, acompanhe ainda mais atentamente;
-Evite lugares muito lotados;
-Em locais com piscinas, redobre os cuidados;
-Em caso de se perder da criança, procure rapidamente um agente público devidamente identificado;

Telefones úteis:

181 Disque Denúncia da Polícia Civil
190 PM
192 SAMU
193 Bombeiros
153 Guarda Municipal