Zahyra Mattar
Tubarão

O treinamento de táticas policiais, a porta de entrada para ingressar em um dos grupos de elite da Polícia Militar, o Pelotão de Patrulhamento Tático, terminou nesta sexta-feira com a formatura dos 13 sobreviventes. Trinta policiais de várias cidades do estado inscreveram-se no curso, iniciado no último dia 27.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Eduardo Mendes, conseguiu resumir, em apenas uma frase, o significado de tanto esforço e o porquê de um curso tão duro. “O treinamento de táticas policiais segue a filosofia ‘treinamento difícil, combate fácil’”.

Testados diariamente, como o comandante bem lembrou, os 13 policiais estão aptos a ingressar a qualquer momento ao seleto grupo do PPT. Seja em Tubarão, seja nos municípios onde estão lotados. “Vocês passaram pelo frio, pela fome, pelo cansaço. E ainda assim mostraram serenidade, justamente o necessário para atuar em situações extremas. Fizeram muito mais do que vocês mesmos imaginavam que podiam”, elogiou.
Familiares e amigos dos formandos não puderam conter a emoção, com olhinhos marejados.

A tarde de foi de festa e muita comemoração. O comandante do PPT de Tubarão e responsável pelo treinamento, primeiro tenente Dante da Costa Chierighini, garante que o nível do grupo é alto. “Superou a expectativa. Inclusive, quando fomos para o Bope, em Florianópolis, no início desta semana, eles comentaram que os voluntários estão bem preparados”, orgulha-se.

O último treinamento da equipe ocorreu em uma favela na capital. Eles tomaram o lugar minutos antes das viaturas da PM terem sido expulsas a tiros do lugar. No grupo, estão policiais de Tubarão, Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Braço do Norte, Blumenau e Jaraguá do Sul.