Pedra cai e mata mineiro em Treviso

Treviso 

O mineiro Arlei Machado, 44 anos, morreu nesta segunda-feira (15) após ser atingido por uma pedra de minério de carvão em Treviso. O acidente aconteceu por volta das 18h30min, na Mina Cantão Norte, na comunidade de Volta Redonda. No momento do acidente, Arlei realizava o escoramento do teto (procedimento padrão para a extração de carvão em minas da região), quando uma pedra se desprendeu e atingiu o seu corpo.

Conforme o Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Treviso e Cocal do Sul, o mineiro foi socorrido inicialmente pela brigada da própria mineradora e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital São José. Arlei não resistiu aos ferimentos e faleceu por volta de 21 horas. “Arlei foi conversando até o hospital. Pelas informações, a pedra atingiu ele da cintura para baixo, possivelmente causando hemorragia interna”, relata o presidente Nilson de Souza Barzan.

Arlei era morador do bairro Rio Fiorita em Siderópolis. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério Municipal, onde acontece também o sepultamento às 16 horas desta terça-feira (16).

“É a primeira vez na história desta mineradora que acontece uma morte. Nos reuniremos com o Departamento Nacional de Produção Mineral ( DNPM)  e Ministério do Trabalho e Polícia Civil para apurarmos as causas do acidente, já que a mina é considerada segura e não há histórico de acidentes deste tipo. Infelizmente, uma fatalidade”, relata Barzan.

Arlei estava próximo de se aposentar e deixa três filhos.