Tubarão

Um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) proporcionou a abertura de um curso especial para formação de brigadistas de incêndio em Tubarão.

Os moradores dos bairros Morrotes e Passagem serão beneficiados este ano. As inscrições já podem ser feitas nas escolas João Teixeira Nunes (Morrotes) e João XXIII (Passagem), até a próxima sexta-feira. As aulas serão ministradas nestes locais entre os dias 14 deste mês e 21 de outubro, das 19 às 22 horas.
É necessário ter mais de 18 anos e alfabetizado. Tanto a inscrição como o curso são gratuitos.

“São 30 vagas disponíveis, 15 para cada comunidade. É importante ressaltar que os moradores de bairros vizinhos a estas localidades também podem se inscrever. O brigadista de incêndio tem a profissão regulamentada pela Lei Federal da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR). É uma grande oportunidade de emprego. Após a formatura, o profissional poderá atuar em shoppings, edifícios, grandes empresas, bancos e emissoras de TV, além de auxiliar na própria comunidade”, explica o tenente Rafael Fortunato Camilo, do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão.

Cada brigadista receberá gratuitamente um conjunto de equipamentos contendo camiseta, jaqueta, capacete, luvas, óculos de proteção, uma bolsa com itens de primeiros socorros e um extintor de incêndio de Pó Químico de Carga (PQS).

Aulas ministradas
• Teóricas e práticas (combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar (APH), Defesa Civil, segurança contra incêndio);
• Programa Alerta Vermelho (nas comunidades);
• Treinamento Operacional (acampamento com atividades práticas);
• Estágio supervisionado (12 horas).