Os resultados da Operação Vetus II foram apresentados nesta quinta-feira (18), pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação teve início no dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos.

A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Durante o período, 287 policiais civis atenderam 576 idosos vítimas de violência.

Foram abrangidos 222 municípios, com apuração de 3.195 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais. Também são resultados do trabalho 376 visitas feitas a abrigos e residências de vítimas, 183 medidas protetivas solicitadas e oito mandados de busca cumpridos, em SC.

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Os resultados nacionais da Operação Vetus II serão divulgados nesta quinta-feira (18), às 15h, em coletiva realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.

 

Denúncias

As denúncias feitas por meio do Disque 100, 181 e WhatsApp (48) 98844-0011, são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

 

Fonte: PCSC