Maycon Vianna
Laguna

A abertura de verão em Laguna está marcada para esta quinta-feira, quando inicia o Moto Laguna, no balneário Mar Grosso. Por isso, os policiais militares da 9ª Guarnição Especial já montaram o esquema para garantir a segurança do evento e de todo o verão. São esperadas aproximadamente 50 mil pessoas nos quatro dias de festa. “Preparamos um efetivo muito bom e temos o apoio da PM de Tubarão e de outras localidades. O evento reúne muita gente de fora e o fluxo de pessoas também aumenta. Com isso, espera-se um número maior de ocorrências, mas é difícil fazer uma previsão”, analisa o comandante da 9ª Guarnição da Polícia Militar de Laguna, tenente-coronel Adilton Maciel.

Os maiores problemas apontados pela PM com relação a estes dias do Moto Laguna são os motociclistas que não respeitam as leis de trânsito e excedem a velocidade, não utilizam capacetes e também abusam com barulho de motores e das buzinas. “A intenção da PM não é atrapalhar a festividade, e sim coibir os exageros. Se precisarmos, iremos intervir com o rigor da lei. Queremos garantir a ordem e a segurança dos participantes”, detalha o policial Cristiano.

O efetivo de patrulhamento das ruas de Laguna no início da Operação Veraneio começará na quinta-feira, ao longo da avenida Senador Gallotti. No fim de semana, principalmente sábado, quando haverá atrações na arena de shows localizada em frente ao calçadão da praia do Mar Grosso, o número de policiais será maior para evitar confrontos entre gangues e intervir caso haja suspeita de tráfico de drogas no local.

“A idéia é proporcionar um evento de grande nível com o menor números de ocorrências possíveis. Nas últimas temporadas, a PM conseguiu manter o controle de brigas e tráfico de drogas em determinados pontos como as localidades de Alagamar e Casqueiro”, ressalta o sub-comandante da 9ª Guarnição, Wânio Wiggers.

Balneário Camacho terá reforço no policiamento

A segurança em Jaguaruna também já começa a ser planejada para a temporada de verão, que começa este mês. Apesar de não ter um evento específico e de grande vulto, o comando da 4ª região da Polícia Militar também contará com o aumento de efetivo, principalmente no balneário Camacho, onde uma quadrilha de assaltos a postos de combustíveis em Tubarão estava escondida. “Eles aproveitaram que a área é de difícil acesso, a cidade é pacata e ficaram escondidos no Camacho”, ressalta o tenente Eduardo Moreno, da PM de Jaguaruna.

Para o comandante da 8ª região da Polícia Militar, coronel Norival Cancelier, os trabalhos para a temporada de verão no município caminham bem. “Estamos em parceira com o serviço de inteligência de Tubarão no combate à criminalidade. Serão 28 policiais, 12 ao dia, principalmente nos locais de maior movimentação de turistas como a praia central de Jaguaruna e o balneário Camacho”, enfatiza o comandante.