Tubarão

Desde as primeiras horas de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de todo o país está empenhada na Operação Tiradentes. A exemplo do ano passado, a fiscalização estará mais rigorosa devido ao feriado da próxima segunda-feira. São esperados mais de 50 mil veículos no trecho da PRF de Tubarão, na BR-101, entre a noite de hoje e segunda.

Cerca de 9,7 mil policiais foram convocados para o trabalho, que contará ainda com duas mil viaturas, dez helicópteros, 500 radares e 500 etilômetros (aparelhos usados para medir a quantidade de álcool no sangue), a serem distribuídos em pontos estratégicos das principais estradas do país. Um destes pontos é o trecho entre Imbituba e Passo de Torres.

O cerco a motoristas infratores será incisivo: serão fiscalizados o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cinto de segurança e dos equipamentos obrigatórios. Entre Imbituba e Jaguaruna, a preocupação da PRF é quanto aos inúmeros desvios e a possibilidade de chuva, que compromete a visibilidade, especialmente à noite.

A PRF pretende restringir o número de veículos de maior porte (caminhões) em estradas de pista simples por até seis horas diárias. Quem descumprir a determinação estará sujeito a multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação. Mais uma vez, o trecho sul do estado, totalmente em obras por conta da duplicação, entrará neste rodízio.