Capivari de Baixo

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Capivari de Baixo, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a operação ‘Escambo’, em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo é de desarticular uma organização criminosa voltada à prática de tráfico de drogas, roubos, furtos e adulteração de sinais de identificação veicular, atuante em ao menos quatro Estados da Federação.

A operação foi realizada pelos investigadores do Setor de Investigação Criminal da Delegacia de Capivari de Baixo e durou aproximadamente 11 meses. Durante os trabalhos descobriu-se, que a organização criminosa era liderada por dois suspeitos, um residente na cidade termelétrica e o outro em Ponta Porã (MS). Além desses investigados, descobriu-se uma complexa estrutura criminosa formada por vários núcleos, que sustentavam as atividades do grupo criminoso. Durante esse período foram apreendidos diversos veículos com sinais de identificação adulterados que eram destinados ao Mato Grosso do Sul, onde eram receptados em troca de drogas ilícitas e encaminhados a países fronteiriços ao Brasil.

Nesta quinta-feira pela manhã, foi deflagrada operação simultânea para cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão preventiva contra investigados. Participaram da operação, policiais civis da Delegacia de Capivari de Baixo, Braço do Norte, Jaguaruna, Armazém, Gravatal, Tubarão, Laguna, Criciúma e Urussanga. Policiais Militares de Capivari de Baixo e Tubarão. Policiais Civis de Ponta Porã (MS) e Marechal Cândido Rondon (PR). O Grupo Tático Intervenção do Departamento de Administração Prisional, Agentes do Presídio Regional Masculino de Tubarão e Criciúma, além da Corregedoria-Geral do sistema Prisional.

As ordens judiciais foram emanadas do Poder Judiciário da Comarca de Capivari de Baixo, após manifestação favorável do Ministério Público local, em representação formulada pela autoridade policial da Delegacia de Capivari de Baixo.