Fotos: Divulgação/CBMSC

Uma equipe composta por militares de Xanxerê, Blumenau, Curitibanos, Itajaí, Canoinhas, Lages chegou na Capital na noite desta sexta-feira (18). Na manhã deste sábado (19), um militar de Florianópolis se uniu aos demais. Os bombeiros foram divididos em dois aviões do Batalhão de Operações Aéreas.

O primeiro grupo, com cinco militares do CBMSC, chegou no Rio de Janeiro próximo do meio dia, já o segundo grupo chegou no final da tarde. O Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, esteve no hangar do BOA nesta manhã cumprimentando, acompanhando e transmitindo confiança a todos os integrantes.

“Esta é uma equipe experiente, que treina muito e apaixonada pelo que faz e é com humildade, comprometimento e, principalmente, o coração que estes bombeiros chegam para ajudar nossos irmãos do Rio de Janeiro. Os militares elencados para irem nesta missão possuem total apoio e confiança do Comando-Geral da corporação”, exclama o Comandante.

Todos os militares desta equipe possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães. Os binômios, como são chamadas as duplas de bombeiro militar e cão de busca são certificados para este tipo de atuação.

Três dos binômios que estão nesta equipe atuaram na tragédia de Brumadinho. O comando desta operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou tanto em Mariana, quanto na equipe da Força Nacional dos jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao chegar na região, o comandante, Capitão Alan, fez os procedimentos necessários de briefing e troca de informações com os militares do CBMERJ e após traçarem a estratégia que será utilizada, a primeira equipe já realizou o reconhecimento do local. Por conta da chuva, que ocorreu no local, tornando o cenário instável, a equipe completa inicia os trabalhos neste domingo (20).

 Militares do CBMSC em Petrópolis nesta primeira equipe:

Capitão Alan Deley Cielusinski – Xanxerê (comando da operação)
3º Sargento Jaques Douglas Romão e cão Bravo – Blumenau
Soldado Joscley Tracz e cão Iron – Xanxerê
Soldado Thiago Evandro de Amorim e cão Moana – Itajaí
Cabo David Canever e cão Léia – Canoinhas
Cabo Ronaldo Fumagalli e cão Hunter – Curitibanos
Soldado Giandro Rissi – Curitibanos (logística)
Soldado Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke – Lages
Soldado Eduardo de Souza – Florianópolis (comunicação)

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CBMSC