Parte do reboco do teto de um Centro de Educação Infantil (CEI) desabou e atingiu uma criança no final da tarde dessa quarta-feira (30), em Araranguá. A menina sofreu um ferimento na cabeça e precisou ser encaminhado ao hospital. O incidente ocorreu por volta das 16h30, na Escola de Ensino Infantil Professora Bernadete Costa Nolla, no bairro Aeroporto.

No momento do acidente haviam oito crianças na sala de aula. Elysa foi a única que ficou ferida. Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araranguá e precisou levar um ponto na testa, devido ao ferimento.

“É muita irresponsabilidade da administração da escola permitir que nossos filhos frequentem a creche com tamanha falta de cuidados com a infraestrutura. Em nenhum momento nós pais fomos informados que a estrutura estava com tanta carência de cuidados”, relata Édipo Merêncio, pai da menina ferida.

De acordo com a secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues, a administração municipal estava ciente que havia o problema de infiltração, mas que não sabia do risco do desabamento.

“Aquela creche foi construída em 2009 e nunca recebeu manutenção. Em 2021 começamos a fazer manutenções nas escolas do município, mas iniciamos pelas mais urgentes. Não imaginávamos que aquela creche estava oferecendo algum risco”, explica.

Ainda conforme a secretária, a parte que desabou não atingiu diretamente a criança. “O reboco caiu primeiro no chão e depois atingiu a menina. Foi o que deduzimos, pois a parte que caiu não atingiu diretamente nenhuma criança”, ressalta.

A escola está fechada nesta quinta-feira, dia 31, e passa por uma vistoria com técnicos da prefeitura e Defesa Civil. O local permanecerá sem aulas até a confirmação que não há riscos de um novo desabamento. A prefeitura do município emitirá um comunicado aos pais e responsáveis sobre o retorno das atividades.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Litoral Sul