Durante a solenidade todos os salva-vidas que atuaram na Operação Veraneio estavam presentes  -  Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul
Durante a solenidade todos os salva-vidas que atuaram na Operação Veraneio estavam presentes - Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Laguna

Este verão, moradores, veranistas e turistas de Laguna estarão mais guarnecidos durante a temporada. Serão incluídas mais três praias e mais três postos na região.

“Atuarão na Operação Veraneio 68 guarda-vidas civis e mais seis guarda-vidas militares, um total de 74 profissionais no litoral do município”, informa o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, Marcos Leandro Marques.

O oficial destaca que no ano passado eram atendidas seis praias, com nove postos e nesta temporada serão nove praias, com 12 postos. Número que inclui quatro pontos no Mar Grosso.

“Por enquanto, os guarda-vidas estarão nos postos somente nos fins de semana, mais a partir do dia 12, todos as estruturas permanecerão das 8 às 20 horas, abertos todos os dias até uma semana após o Carnaval”, anuncia Marcos.

Depois da temporada o tenente ainda acrescenta que os socorristas ficarão até o feriado de Páscoa, com aberturas somente nos fins de semana. A colocação de bandeiras triangulares, presas em mastros de madeira, fixadas na beira do mar, continuarão a ser instaladas.

As vermelhas proíbem a população de entrar na água nos locais considerados perigosos. Já as verdes liberam. As demais bandeiras nos postos, informam o estado da maré, por meio das cores vermelho, verde e amarelo.

Formatura
Para abrir a temporada, ocorreu nesta sexta-feira, às 19 horas, no Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, uma solenidade de formatura de 68 guarda-vidas civis, além de certificação de 42 novos Agentes de Proteção e Defesa Civil que concluíram o Curso Básico de Atendimento de Emergência. No evento foram entregues medalhas militares aos bombeiros homenageados e realizado uma homenagem ao Bombeiro Comunitário que mais prestou horas de serviço voluntário à corporação.

Praias guarnecidas
As praias que terão postos serão Itapirubá, Sol, Gi, Mar Grosso, Cardoso, Prainha do Farol, Tamborete, Galheta e Galheta Sul (conhecida como Santa Marta).