Técnica de reanimação é um dos procedimentos executados pelos guarda-vidas   -  Foto:Divulgação/Notisul
Técnica de reanimação é um dos procedimentos executados pelos guarda-vidas - Foto:Divulgação/Notisul

Rafael Andrade
Jaguaruna

A Operação Veraneio 2016/2017 já está em curso na região, não na parte prática, já que deve iniciar entre o fim de novembro e a primeira quinzena de dezembro. No entanto, uma das organizações que inicia os trâmites com bastante antecedência é o Corpo de Bombeiros. Como a região, que é cercada de muitas praias e lagoas, recebe milhares de turistas durante a alta temporada e, consequentemente, banhistas, o papel do guarda-vidas é dos mais requisitados. As inscrições para um curso de formação desses profissionais termina hoje, para quem pretende atuar em balneários e na Lagoa de Jaguaruna.

São 35 vagas dispostas, conforme o edital 245-16-DE/CBMSC. O curso será realizado no período entre os dias 3 de outubro a 4 de novembro, na sede do 8º Batalhão (avenida Patrício Lima, 804, Humaitá – Tubarão), bem como em lagoas e praias do município de Jaguaruna, no horário das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira.

Para quem pretende realizar a inscrição para atuar em Imbituba, por exemplo, a janela para o cadastro iniciou ontem e prossegue até o dia 9 de novembro. No portal do Corpo de Bombeiros Militar: cbm.sc.gov.br, podem ser conferidos os processos dos editais para Laguna e Garopaba.

150
Este é o número de guarda-vidas civis que atuarão na região na alta temporada (2016/2017). Ainda há profissionais militares especialistas em salvamento aquático