Rafael Andrade
Imbituba

Amanhã, às 18 horas, na Guarnição especial da Polícia Militar de Imbituba, será inaugurada a central de viodeomonitoramento 24 horas do município.

O sistema foi instalado este mês. Das seis câmeras, quatro estão instaladas na rua Irineu Bornhausen, nas esquinas com a avenida Beira Mar (próximo ao restaurante Marcão), João Rimsa, Nereu Ramos e Santa Catarina, e outras duas na esquina das ruas Ernani Cotrin, Nereu Ramos e Três de Outubro.

Segundo o comandante da PM de Imbituba, major Evaldo Hoffmann, a cidade terá vigilância 24 horas por dia e haverá possibilidade de policiar mais áreas, pois o policiamento ostensivo será melhor dividido. “Com as câmeras, haverá a intimidação dos marginais, eles ‘pensarão’ duas vezes antes de cometer um delito. Se ainda assim não houver intimidação, a possibilidade de identificação do autor é muito maior e mais ágil”, explica Hoffmann.

Houve participação maciça da prefeitura e entidades lojistas e empresariais de Imbituba para viabilizar o sistema.

Há possibilidade de estender o monitoramento para até 20 câmeras, podendo ser ampliado para outras regiões da cidade que apresentava um dos menores índices de violência da região, comparando o número de habitantes – 40 mil pessoas.