Mais de 100 policiais receberam medalhas, brasões, certificados e promoções -  Foto:Marília Martins/PM Tubarão/Notisul
Mais de 100 policiais receberam medalhas, brasões, certificados e promoções - Foto:Marília Martins/PM Tubarão/Notisul

Mirna Graciela

Tubarão
 
Os 177 anos de existência da Polícia Militar de Santa Catarina foram comemorados nesta sexta-feira, em Tubarão, com uma solenidade na sede do 5º batalhão, no bairro São João. O evento foi marcado por homenagens a mais de 100 policiais, que receberam medalhas por tempo de serviço, brasões do mérito pessoal, certificados de honra ao mérito e promoções. 
 
O comandante da 8ª região de Tubarão, tenente-coronel James Amaral, destacou a grande responsabilidade que o estado tem. “São muitos anos de dedicação destes profissionais que fazem da nossa polícia uma das melhores do Brasil de excelência em segurança pública. Este é o nosso status e, por isso, nossa obrigação de mantê-lo. Lembrando que a 8ª região foi considerada e melhor operação verão dos últimos tempos em nível estadual”, recordou o comandante. 
 
Um dos que recebeu promoção foi o oficial Silvio Roberto Lisboa, que passou de capitão a major. “Pretendo continuar desenvolvendo meu trabalho, que está sendo reconhecido. Isto me deixa ainda mais motivado”, valorizou o major. Ele está há 20 anos na Polícia Militar, 16 em Tubarão e 13 prestados também ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). 
 
Lisboa ainda é chefe da seção administrativa e financeira do batalhão, além de atuar na parte operacional como comandante de policiamento. E leciona no curso de direito, da Unisul, na cadeira de direito penal e criminologia.
 
Atividades paralelas são realizadas
O aniversário da Polícia Militar em Tubarão também é marcado pelo desenvolvimento de ações. Desde o início da semana, as blitze são intensificadas. As pessoas recebem, durante a fiscalização, panfletos com dicas de educação para o trânsito e regras para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A programação inclui ainda palestras nas escolas aos alunos que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). No conteúdo, a história da Polícia Militar e sua atuação. Neste Sábado é o Dia D, na praça Pery Camisão, haverá um estande da corporação, onde todos podem obter informações sobre normas e curiosidades do trânsito e assistir a vídeos sobre a trajetória da Polícia Militar.  
 
Empresário de Tubarão recebe medalha na capital
O estado está dividido em 11 regionais. Quatro delas receberam homenagens em Florianópolis, nas comemorações dos 177 anos da Polícia Militar, na quinta-feira à noite. A 8ª região de Tubarão foi uma delas, por meio do gerente administrativo da Tractebel, Paulo César da Rosa. 
Paulo César ganhou a medalha ‘Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina’. “Ficamos muito honrados pelo nome dele ter sido aprovado e valorizado, pois passa por uma seleção bem criteriosa. É gratificante porque nos destacamos entre todas no estado”, ressaltou o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini.
Segundo o comandante, a colaboração de Paulo em Tubarão e região é de extrema importância, principalmente nas questões preventivas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que recebe apoio da empresa há muitos anos.  
 
O gerente da Tractebel,  Paulo César da Rocha, foi um dos homenageados na capital 
Foto: PMSC/Divulgação/Notisul