Um mandado de prisão temporária foi cumprido hoje (3) pela manhã contra um homem de 38 anos. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da delegacia de Rio Fortuna.

A prisão foi determinada pela Operação Scurra, que ocorre em nível estadual com o objetivo combater o tráfico de drogas. O homem foi conduzido ao Presídio Regional Masculino de Tubarão.

Estão sendo cumpridas 100 ordens judiciais – 42 mandados de busca e apreensão e mais de 50 mandados de prisão temporária em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Laguna, Rio Fortuna, São José dos Pinhais/PR e Naviraí no Mato Grosso do Sul.

Em dois anos de investigações foram monitoradas cerca de 600 mil ligações, mensagens de texto e outras comunicações entre os investigados. Foram descobertos vários núcleos de integrantes de uma facção criminosa que atuava em Santa Catarina e tinham conexões com outros Estados.

Para transportar os entorpecentes, os investigados utilizavam diversos meios, inclusive um helicóptero. Como forma de financiar as ações criminosas, eles praticavam crimes como roubos de veículos de alto luxo, contra o sistema financeiro, furtos em imóveis de alto padrão, homicídios, entre outros.