A cadeira que era usada pelo falso oftamologista foi apreendida.
A cadeira que era usada pelo falso oftamologista foi apreendida.

Mirna Graciela
Tubarão

Um homem de 45 anos foi preso segunda-feira à noite, em Tubarão, pela prática ilegal da profissão. Marcelo Gonzaga Mainieri atuava como oftalmologista e não poderia exercer a atividade, pois a sua formação superior é na área de optometria.
Uma policial agendou uma consulta e, assim que terminou, ela deu voz de prisão ao falso oftalmologista. O consultório em que o homem atendia fica no bairro Vila Moema, em Tubarão. Todo o material de trabalho, incluindo prontuários, computadores e instrumentos, documentos e, inclusive a cadeira, foram apreendidos.

Ele foi conduzido à Central de Plantão Policial (CPP) para os esclarecimentos. O acusado foi liberado, mas responderá a inquérito policial pelo crime de exercício ilegal da profissão. “Apesar de se tratar de um delito extremamente grave e ser classificado como um crime contra a saúde pública, infelizmente a pena prevista é de somente até dois anos, o que tipifica como um delito de menor potencial ofensivo”, declarou o delegado João Adolpho Fleury Castilho.

As investigações tiveram início após a CPP ter recebido do Ministério Público Estadual uma requisição para instaurar um inquérito policial e investigar o caso. Isto ocorreu há cerca de 20 dias. Tratava-se de uma denúncia da Sociedade de Oftalmologia de Santa Catarina, que teria um suspeito se passando por oftalmologista em Tubarão.
O homem também trabalhava nas cidades de Laguna, Capivari de Baixo e Criciúma.

Como foram coletadas as provas

Desde que a Central de Plantão Policial (CPP) de Tubarão recebeu a requisição do Ministério Público Estadual com a solicitação da investigação, um monitoramento começou a ser feito. Os investigadores da CPP começaram a fazer campanas constantes no consultório, no bairro Vila Moema. Filmagens do local foram realizadas. Algumas pessoas atendidas pelo falso oftalmologista prestaram depoimentos na CPP.
Com o material gravado e os testemunhos, os policiais resolveram montar a estratégia de prendê-lo em flagrante.

O que é a optometria?

A optometria é uma ciência da área da saúde com base na física. É responsável pelo cuidado primário da visão. O óptico-optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, na determinação e medição de defeitos de refração. São eles a miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, acomodação e motilidade dos olhos, na prevenção e correção dos transtornos da visão.
O óptico-optometrista é o profissional não-médico especialista da visão. Não utiliza qualquer equipamento ou técnica invasiva ao corpo humano. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido visual, e não faz uso de medicamentos ou métodos cirúrgicos.