Duas viaturas Auto Bomba Tanque Resgatema (ABTR), o Auto Socorro de Urgência (ASU) e o helicóptero Arcanjo (R -089) trabalharam bastante nesta quarta-feira para controlar um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área de vegetação, na comunidade de Serrinha, em São Ludgero. O incidente ocorreu nesta quarta-feira (20).

O helicóptero Arcanjo apoia o trabalho dos bombeiros por terra, buscando água em um açude para tentar apagar as chamas em um cesto preso na aeronave. O fogo teve início nesta madrugada e durante o dia se alastrou para uma plantação de eucalipto. Já é possível perceber uma grande área destruída.

Utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas rurais é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 75 mil por hectares (em área de preservação permanente – APP). Além de denunciar queimadas rurais pelo 0800 647 7363, a população também pode registrar as ocorrências no Corpo de Bombeiros.

Nesta quarta-feira, incêncios também ocorrem em Armazém e Laguna. Nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro, conforme a legislação de cada município. As denúncias devem ser feitas no 193 do Corpo de Bombeiros ou nas secretarias municipais de meio ambiente.