Tubarão

Uma média de 200 veículos – somente caminhões e ônibus – foram abordados por uma equipe de oito profissionais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), quarta-feira e ontem, em Tubarão, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação de orientação e fiscalização quanto ao uso dos tacógrafos ocorreu no posto da PRF, no bairro São Cristóvão. O objetivo foi observar a sua correta utilização, checar se foram verificados periodicamente e se apresentam o certificado do Inmetro. Somente na quarta-feira, 60 veículos foram notificados para comparecer ao órgão credenciado do instituto e fazer a aferição. O motorista, neste caso, não é multado, pois não se trata de uma infração de trânsito, e sim de uma violação da legislação metrológica.

O tacógrafo é um aparelho que registra a velocidade e a distância que o veículo percorreu. Além disso, também permite determinar o tempo de direção e de parada dos condutores. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), seu uso é obrigatório para veículos de transporte e de condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e para veículos de carga com o peso bruto superior a 4,536 toneladas.