Foto:Divulgação/Notisul
Foto:Divulgação/Notisul

Garopaba

Duas crianças foram salvas na Praia do Ouvidor, em Garopaba, na última sexta. O ato heroico foi realizado pelo bombeiro comunitário José Roberto Bonifácio Farias, que estava de folga no horário do afogamento, por volta das 16 horas. Usando suas técnicas de proteção foi capaz de identificar a ocorrência e realizar o resgate de dois irmãos que haviam sido arrastados por uma corrente de retorno.

Farias detalha que ao chegar à praia, observou os irmãos Théo e Vitória, respectivamente 9 e 13 anos, arrastados no canto Sul do Ouvidor. Então, prontamente, o bombeiro saiu do carro e entrou no mar, mesmo sem o auxílio de equipamento de resgate. Ele lembra que conseguiu realizar o resgate de forma simultânea, pois os irmãos agarraram-se durante o arrastamento, e que, após realizar a abordagem das vítimas, retirou as crianças pelo costão, bem como as mesmas foram entregues, ainda em estado de choque, aos familiares que estavam na areia. Apesar do Bombeiro Comunitário não ter tido qualquer instrução de Salvamento Aquático durante seu curso, utilizou do conhecimento adquirido na prática de stand-up paddle, além do instinto de salvar e proteger adquirido na Corporação.

No dia seguinte ao ocorrido, último sábado, as crianças e familiares compareceram à sede do Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba para agradecer o profissional, em reconhecimento ao ato de bravura. Farias trabalha na corporação há dois anos de forma voluntária.

O comandante do Corpo de Bombeiros militar de Garopaba, 1º tenente Marcos Rebello Hoffmann, enaltece o serviço realizado pelo colega, que mesmo sem estar no horário do serviço voluntário, agiu de forma exemplar.