Tubarão

Mais de 20 pessoas fizeram doações à família do casal Pedro Amandio Neto, 59 anos, e Ruth de Oliveira Amandio, 70, que perderam tudo ao terem sua casa incendiada na última sexta-feira, no bairro São João-ME, em Tubarão.

Rosimeri Aparecida Amandio Beluco, filha do casal, agradece tudo que os pais receberam. “Muitas pessoas, a maioria, veio aqui porque leu notícia no jornal. Já ganhamos roupas, colchões, um fogão, uma geladeira, uma cama de solteiro, um jogo de sofá, três mil telhas e cinco bolsas de cimento”, enumera.

No entanto, a família ainda precisa de ajuda. O mais urgente agora é conseguir materiais de construção – cimento, tijolos, areia e brita – para reerguer a casa e trazer a senhora Ruth de volta. Ela está na casa de outra filha, em Pedras Grandes. A idosa teve um derrame pleural que a obriga usar constantemente um aparelho de oxigênio, movido à energia elétrica.

“Gastamos por mês uma média de R$ 350,00 com luz. Este custo é pago pelo governo do estado, mas é para o endereço da casa da minha mãe. Mas não é somente uma questão financeira, ela precisa ficar aqui porque sou a única que recebeu treinamento para cuidar dela”, explica Rosimeri.

O que ocorreu
Um incêndio ocorrido na última sexta-feira pela manhã, no bairro São João-ME, em Tubarão, destruiu completamente a residência do casal Pedro Amandio Neto, 59 anos, e Ruth de Oliveira Amandio, 70. Dois netos, de 10 e 15 anos, moravam com eles. Quando as chamas alastraram-se não deu tempo para nada, todos estavam na casa. Ninguém saiu ferido. Os bombeiros usaram dez mil litros de água para conter as chamas que, por pouco, não atingiram a residência da filha da senhora Ruth, Rosimeri Aparecida Amandio Beluco, que mora ao lado. Qualquer tipo de doação pode ser feita por meio dos telefones 36283176 (Rosimeri) ou 91020285 (Mikael).