Valmor D’Agostin Zacaron
Valmor D’Agostin Zacaron

Mirna Graciela
Tubarão

Um acidente ontem, por volta das 17h20min, na BR-101, tirou a vida do ex-vereador tubaronense Valmor D’Agostin Zacaron, 71 anos. Com ele, estavam alguns parentes, que também vieram a óbito.
A batida ocorreu no bairro São Cristóvão. Valmor conduzia o seu veículo, o Siena placas MIF-1833, de Tubarão. Ao tentar atravessar a pista, colidiu com a carreta Volvo placas MBM-2319, de balneário Arroio do Silva. O motorista do caminhão, João Batista Raphael, 44 anos, saiu ileso.

Ocupavam o veículo Jandira D’Agostin Zacaron, 73 anos, sua irmã, ex-diretora da Escola José Botega, do bairro São Cristóvão; Marlei Guarezi Zacaron, 66 anos, sua esposa; e Maria Menegaz Guarezi, 85 anos, sua sogra. A mulher de Zacaron foi levada pelo Samu com vida ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, mas morreu assim que deu entrada.
Vamor Zacaron sempre morou no bairro São Cristóvão. Ele deixa três filhos e seis netos. Os corpos são velados no salão paroquial da igreja do Sertão dos Corrêa, onde será realizada a missa de corpo presente, às 15h30min de hoje. Até o fechamento desta página, os familiares ainda não haviam confirmado onde os corpos serão sepultados.

Uma vida intensa na política e no cooperativismo
Empresário do meio rural, Valmor D’Agostin Zacaron foi um ícone do cooperativismo. A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), de Treze de Maio, foi comandada por ele durante 12 anos. Também presidiu o Sindicato Rural de Tubarão. Valmor foi um dos fundadores do PFL (hoje DEM) na Cidade Azul. Assumiu como vereador em Tubarão por quatro vezes (1977 a 1982, 1983 a 1988, 1989 a 1992, e 1993 a 1996). Também presidiu o legislativo, de 1983 a 1985. Nos últimos tempos, estava afastado da vida pública, em função de um tratamento de saúde.