Além de notificar motoristas que cometem infrações, a GM também atua com orientações. Foto: Prefeitura de Tubarão/Notisul
Além de notificar motoristas que cometem infrações, a GM também atua com orientações. Foto: Prefeitura de Tubarão/Notisul

Tubarão

Mais de 400 notificações de trânsito foram emitidas pela Guarda Municipal (GM) de Tubarão nos últimos 15 dias. Entre as infrações, a mais cometida, considerada pelos agentes de segurança a ‘campeã’, é o estacionamento em locais proibidos.

Para o guarda Robson Viana, falta bom senso dos motoristas. “Nove de dez pessoas abordadas sabem que estão erradas. Mas acham que não serão flagradas e dizem que é rápido, que já vão sair”, detalha o guarda.
Nos locais com placas de proibido parar e estacionar, o problema é constante. Um exemplo é quando o condutor está dentro do veículo. Muitas vezes, o motor não é desligado e ele acha que não está parado. Mas não, na verdade está estacionado, pois não há embarque ou desembarque de passageiros, ação que caracteriza apenas uma parada.

Neste período, cerca de 80 motoristas foram notificados por estacionar sobre as calçadas. A multa é grave, de R$ 127,00, e acúmulo de cinco pontos na carteira de habilitação. “O trecho mais crítico é na avenida, entre o Hospital Nossa Senhora da Conceição e a rótula do exército”, revela Robson. 

fiscalização desta infração foi a pedido da promotoria do Ministério Público Estadual. A Guarda Municipal começou com orientações e, depois, iniciaram as autuações. Outros delitos frequentes nas duas últimas semanas, apontados por Robson, é usar o celular na direção e ultrapassar no sinal vermelho. “Ambos são muitos perigosos e podem causar sérios danos”, alerta o guarda.