Um incêndio em edificação escolar foi registrado na madrugada desta quarta-feira (8), no bairro São Luiz, em Criciúma. O Corpo de Bombeiros do município foi acionado para atender a ocorrência por volta das 5h10.

Ao chegar no local, a Escola Municipal Ludovico Coccolo, que fica na Rua Raimundo Pucher, os bombeiros constataram que o incêndio estava em fase de desenvolvimento. Ele ficou concentrado em um bloco de aproximadamente 700m2, e atingiu aproximadamente 350m2.

De imediato foi montado uma linha adutora de 2 ½” com duas linhas de ataque direto de 1 ½” com três lances de mangueiras cada linha. Uma linha foi destinada ao combate efetivo e a outra linha na proteção da área não atingida.

No que tange ao gerenciamento dos riscos, foi desligado o disjuntor geral na subestação da energia que encontrava-se desarmado, sendo posteriormente fechado o registro da central de gás que ficava localizado nos fundos da escola. Foram utilizados para extinção e rescaldo 8.000 litros de água, sendo o ABTR-128 reabastecido pela ACT-001 que deslocou em apoio.

A guarnição acessou o pátio da escola pelo portão principal que foi aberto pelo vigilante, sendo que o acesso efetivo ao interior da edificação foi efetuado pelo portão principal, sendo necessário o corte do cadeado. A guarnição precisou ainda arrombar seis salas de aula, dois cadeados dos portões laterais e a porta da subestação de energia.

Durante o combate foi observado o corte da fiação (fio azul neutro) que alimentava a escola. A parte atingida pelo incêndio ocasionou danos nos equipamentos eletroeletrônicos, estrutura do telhado de madeira e paredes de alvenaria. A área onde foi possível proteger, os danos ficaram concentrados no forro de PVC, que foi danificado devido o excesso de calor proveniente do incêndio. Neste local estava a cozinha, refeitório, banheiros e demais salas.

A diretora da escola chegou no local logo após a guarnição e acompanhou os trabalhos, indicando onde ficava a central de gás e demais informações importantes referentes a edificação. Após a extinção do incêndio e demais procedimentos o local atingido foi isolado com fita zebrada e deixado aos cuidados da Defesa Civil e dos funcionários.

 

Nota da Prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que as equipes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Infraestutura e Defesa Civil acompanharam o trabalho de rescaldo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar na Escola Municipal de Educação Básica Ludovico Coccolo.

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas da unidade, que possui 650 alunos, foram suspensas nesta quarta-feira. A perícia ainda será realizada, mas a Defesa Civil e forças de segurança trabalham com a possibilidade de que o incêndio tenha sido iniciado após furto de fios.

As equipes do Governo acompanham a situação e trabalham para a retomada das aulas.