Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã desta segunda-feira (17), na BR 101 em Joinville, 43 smartfones importados ilegalmente. Os produtos vinham do Paraguai.

Durante fiscalização a um GM/Onix placas de Curitiba/PR, os policiais verificaram que tanto o motorista quanto a passageira já haviam respondido a processos na Receita Federal pelo crime de descaminho. Por meio de busca no interior do veículo foram encontrados 45 celulares marca Redmi Note. Nenhuma nota fiscal ou comprovante de pagamento das taxas aduaneiras foram apresentadas. O valor aproximado da mercadoria é de R$ 58 mil.

O carro e a mercadoria foram levados à Receita Federal em Joinville. O casal foi liberado mas responderá pelo crime fiscal junto ao Ministério da Fazenda. Previsto no art. 334 do Código Penal, o Descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul