A previsão é de que haja aumento de até 50% no fluxo de veículos na BR-101, durante este feriado de Páscoa. Foto: PRF-SC/Divulgação/Notisul
A previsão é de que haja aumento de até 50% no fluxo de veículos na BR-101, durante este feriado de Páscoa. Foto: PRF-SC/Divulgação/Notisul

Mirna Graciela
Tubarão

Começa nesta quinta-feira a operação Semana Santa, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal. O principal objetivo é prevenir acidentes, proporcionar segurança e garantir boas condições de fluidez do trânsito.
A expectativa para este feriado de Páscoa, é de que o fluxo de veículos seja entre 30% a 50% maior do que o habitual. Em virtude disto, o efetivo policial na BR-101, no trecho entre Paulo Lopes e Passo de Torres, terá um incremento de 50%.

Serão feitas adaptações na escala de folga dos patrulheiros, e os que atuam na área administrativa serão convocados para atuarem na rodovia.
Os trabalhos prosseguem até a meia-noite de domingo. A utilização de bafômetros e o radar estático fotográfico será frequente nestes dias. O aumento no número de profissionais ocorrerá de forma mais intensa nos períodos de maior fluxo de veículos.

A exemplo desta quinta-feira, durante a tarde e a noite, na sexta-feira de manhã e à tarde, e no domingo, após o meio-dia.
Para evitar filas, uma boa dica é tentar antecipar a volta para casa. Durante a viagem, o motorista deve atentar para o limite de velocidade permitida. Não fazer ultrapassagens de risco e não transitar pelo acostamento são normas que também garantem uma viagem tranquila.

A manutenção do veículo é algo que não deve ser esquecida, pois pode evitar sérios transtornos. Então, verifique os pneus, o sistema de iluminação e os equipamentos obrigatórios.
Embora seja uma regra divulgada com frequência, infelizmente muitos parecem não tomar a devida consciência. Jamais dirija após consumir bebidas alcoólicas.